segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CIDADE: Afonso Cláudio

DADOS DO MUNICÍPIO:
Localiza-se na latitude 20° 4'22.86"S e longitude 41° 7'11.05"O.
Aniversário: 11 de novembro
Fundação: 20 de janeiro de 1891
Gentílico: Afonso-claudense
Unidade Federativa: Espírito santo
Mesorregião: Central Espírito-Santense
Municípios Limítrofes: Laranja da Terra e Itarana (ao norte), Santa Maria de Jetibá (a leste), Domingos Martins, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante (ao sul) e Brejetuba e Estado de Minas Gerais (a oeste).
Distância da capital Vitória: 136 km
Área: 954.656 km²
População: 31.086 (censo IBGE/2010)
Altitude: 150 metros (área urbana) e 350 metros (área rural)
Clima: Tropical
Fuso Horário: UTC-3


INFORMAÇÕES GERAIS:
Afonso Cláudio é o maior município de toda a Região Serrana do Estado, tendo 21 bairros (incluindo o recém anexado bairro do Empoçado) e 6 distritos. Concentra no Centro da cidade, os maiores centros comerciais da região e é também sede da Microrregião de Afonso Cláudio, que abrange a maioria dos municípios da Região Serrana. Além de ter a maior concentração urbana, é o maior polo industrial e econômico da região serrana, seguido por Venda Nova do Imigrante. Possui a maior frota de veículos da região serrana, totalizando em cerca de 10.221 veículos de todos os tipos. Em todo o estado, nenhuma cidade apresenta maior conurbação na área rural como a cidade de Afonso Cláudio, em média, a cada 100 metros existe pelo menos 1 casa nos trechos de estradas principais.
Bandeira
É um município de clima tropical e a terceiro mais quente do estado, ficando atrás apenas de cachoeiro de Itapemirim e Colatina, superando em dias de verão até mesmo a capital litorânea Vitória.
Antes do município de Brejetuba se desmembrar, Afonso Cláudio era o maior produtor de café do Brasil. Além disso, é um município de porte médio, já que é o maior polo industrial-economico-político-urbano serrano. Sua principal avenida é a Av. Presidente Vargas, localizada do Centro da cidade e possui cerca de 2 km de extensão, com os maiores edifícios da região.
Brasão
É conhecida por dois apelidos: Cidade das Cachoeiras pelo elevado número de cachoeiras presentes no município que atraem milhares de turistas o ano todo, já que seu clima é quente, o que faz de Afonso Cláudio uma das cidades mais belas e prosperas do estado do Espírito Santo e; Baixada Serrana, já que a partir do território do município, começa a baixa elevação das terras em relação ao nivél do mar. Afonso Cláudio é o município mais baixo da região serrana.

ETIMOLOGIA:
O nome da cidade, Afonso Cláudio, é uma homenagem ao primeiro governador do Estado do Espírito Santo, Afonso Cláudio de Freitas Rosa.

HISTÓRIA:
Os índios Botocudos foram os primeiros habitantes dessa região. Diz-se, também, que desbravadores aqui se estabeleceram em busca de ouro, em meados do século XVIII. O primeiro a fundar uma pequena vila foi Sabino Coimbra de Oliveira, que com sua família e outros cidadãos se estabeleceu às margens do córrego Três Pontões, onde construíram alguns casebres, uma capela, um cemitério, e começaram pequenas plantações. Em certas épocas houve necessidade de se suprirem da água do Rio Guandu, buscando-a e levando-a sobre o lombo de animais. O vilarejo não prosperou porque uma grande seca que atacou a região na época, secando o córrego. Os habitantes decidiram procurar nas redondezas melhores condições para que pudessem instituir uma outra vila.
Este vilarejo passou a ser chamado de Arrependido. Foi nesta época que começaram a surgir as primeiras casas nas imediações da atual Av. Ramiro de Barros, no centro da cidade. Os primeiros habitantes que vieram para o município eram provenientes dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Quando fundaram a cidade, na mesma época em que Cachoeiro de Itapemirim (a quem já pertenceu) foi fundada também, Afonso Cláudio prosperou como nunca e hoje é a maior cidade da região serrana do estado.
Afonso Cláudio já pertenceu a outros municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Santa Leopoldina. No dia 09 de janeiro de 1891 se emancipou deste último devido ao crescimento acelerado na época que o município passou. Assim também, como muitos outros municípios da região serrana do estado pertenceram a Afonso Cláudio, como Brejetuba, Laranja da Terra e Itarana, o que fazia de Afonso Cláudio o maior município da região em extensão, porém, pouquissímo povoado pela extensão.
A população de Afonso Cláudio é de maioria descendente italiana, sendo que na região serrana, Santa Tereza, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Castelo, são as cidades com maior número de imigrantes italianos do estado. Os italianos chegaram na região (maioria) por volta de 1860, quando a cidade já estava fundada e já era a maior cidade da região. Logo depois, mais italianos foram para o município de Venda Nova do Imigrante onde fundaram a mesma.
Além dos italianos, Afonso Cláudio abrigou vários pomeranos e alemães do estado que vieram de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.
O Hino de Afonso Cláudio tem a letra dada por dona Diana Gomes Weirich.


HINO DE AFONSO CLÁUDIO:
Letra e Música: Diana Gomes Weirich

Entre Motanhas, rios e matas,
Um dia uma Cidade despontou
Hoje através dos anos que passam
Títulos nobre ela já conquistou.

No Espírito Santo, Capital do milho
Terra boa pra café e feijão
Seus filhos nela desfrutam
Das obras da criação.

Gente hospitaleira, de bom coração
Afonso Cláudio tem na terra uma missão
"Trabalhar" - é o lema de todos
Tirando da terra o seu ganha - pão

Três Pontões, Pedra da Lajinha
São os pontos turísticos que tem
E como isso não bastasse
Deus lhe deu Cachoeiras também.


GEOGRAFIA:
A cidade é dividida em seis distritos: Afonso Cláudio (sede), Piracema, Fazenda Guandu, Pontões, Serra pelada (lagoa) e São Francisco Xavier Guandu. No passado o Laranja da Terra e Brejetuba pertenceram à Afonso Cláudio, e hoje são municípios independentes.
ORIGEM DA POPULAÇÃO
Grande parte da população afonso-claudense é de origem italiana e alemã. A cidade recebeu os primeiros colonizadores italianos e alemães do estado, e hoje o idioma secundário mais falado é o alemão seguido pelo italiano.
RELEVO
Localiza-se na Serra do Castelo porém faz a mesma sofrer com a baixa elevação das terras, já que o município é o mais baixo da região. O Pico mais alto é a Pedra Três pontões. Afonso Cláudio possui relevo ondulado e em sua maior área é montanhoso. Com vales em torno de suas mais altas montanhas e áreas planas ao contorno dos rios. O centro da cidade se localiza a pouco mais de 150m acima do nivél do mar porém, mais de 70% do território da cidade fica acima dos 300m.
Assim como todos os municípios da costa oeste-central do estado do Espírito Santo, Afonso Cláudio faz parte da Macrorregião Metropolitana de Vitória.
HIDROGRAFIA
Afonso Cláudio, ganhou por 4 vezes, o título de melhor água potavél do Brasil.
Em virtude do relevo acidentado, Afonso Cláudio possui inúmeros rios e riachos que cortam todo o território do município, e a maioria deságua no principal rio da cidade, o Rio Guandu. Também, devido ao relevo, a cidade é uma das que possuem maior número de cachoeiras de todo o estado, sendo considera a Cidade das Cachoeiras.
CLIMA
Apesar de predominantemente ameno, a depender da estação a temperatura varia muito. No verão, chega a atingir até 37°C (como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina e Vitória), já que é a cidade mais baixa da região serrana. Todavia, em épocas frias, tem temperatura comparável às outras cidades da região, inferiores a 18°C. Devido a sua altitude, relevo, hidrografia e condições florestais, Afonso Cláudio conta com um clima ameno e agradável. Nos dias mais frios, a temperatura média é de 21°C e nos mais quentes em cerca de 30°C.
VEGETAÇÃO
A vegetação predominante é de Mata Atlântica. A cidade possui muito de sua mata conservada, principalmente na região rural. A região de mata urbana, é quase toda devastada devido ao crescimento da cidade.


ECONOMIA:
A cidade é o maior pólo industrial da região serrana, onde são produzidos blocos de pedra em suas industrias do tipo, além do café, milho, tomate, batata, manga e entre outros produtos.


RELIGIOSIDADE:
Afonso Cláudio tem uma maioria de fieis da Igreja Católica.
Catedral
Os protestantes luteranos dos dois segmentos de igrejas luteranas: IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), originária da missão luterana americana (estadunidense) e IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, possuem muitos fiéis.
Há também um grande número de evangélicos: Igreja Batista, Assembléia de Deus, Presbiteriana, Deus é amor, Adventista e Batista Nacional.







TURISMO:
PICO DOS TRÊS PONTÕES
Distância da Sede do município: 4 km
Legislação de proteção ao atrativo: CEC - Resolução 01/99 – Processo 030/94. 
Descrição do atrativo: possui 1300m de altitude. Símbolo do Município de Afonso Cláudio, o Pico ou Pedra dos Três Pontões compõe um cenário de rara beleza para os turistas. A formação rochosa pode ser vista a quilômetros de distância. Devido à geografia do terreno e do próprio pico, se consegue chegar até sua extremidade, a mata que o rodeia pode ser explorada pelos visitantes. O nome foi dado devido ao formato do conjunto que apresenta três pontas com fendas enormes e profundas no alto. 
O Três Pontões é um local ideal para prática de Esportes de Aventura:
A prática da escalada no Três é uma história empolgante, que se inicia no ano de 1958, com a conquista do cume principal, na época um grande feito para os escaladores que ainda não possuiam os equipamentos mais desenvolvidos com nos dias atuais.
A montanha possui hoje 3 vias de escalada, sendo a escalada do dedinho a que mais impressiona os escaladores que visitam a pedra dos Três Pontões.

CORDILHEIRA DO EMPOÇADO
Formação montanhosa pertencente a Serra do Castelo, que possui diversas pedras com formatos diferentes, algumas listadas abaixo. Consiste em ínumeras formações geológicas de pedras formadas ao longo do tempo e uma das maiores altitudes da Serra do Castelo. A Cordilheira forma um paredão de pedras e matas muito preservadas. A Vila do Empoçado leva esse nome devido ao fato de estar localizada em volta da Cordilheira, com um vale muitíssimo extenso em sua volta, e nos dias de chuva, partes mais baixas se alagam. Localização: Empoçado

CASA DO ARTESANATO MUNICIPAL
Casa do Artesanato Municipal
Funciona como Casa do Artesanato, posto de Informações turisticas e lanchonete. Ótimo atrativo para conhecer a cultura afonso-claudense. Localização: Centro de Afonso Cláudio

PEDRA DO GATO
A Pedra que se localiza na comunidade do Empoçado, em Afonso Cláudio é atração municipal pelo desenho formado na face da pedra.

PEDRA DO ELEFANTE
Localização: Empoçado

CATEDRAL CATÓLICA SÃO SEBASTIÃO
É a catedral da região. Considerada uma das igrejas mais originais e antigas do estado. É a maior da região e possui a gruta de Nossa Senhora e a antiga escola religiosa onde hoje é ensinado o catequismo.
Localização: Praça Aderbal Galvão







CENTRO CULTURAL “JOSÉ RIBEIRO TRISTÃO”
Centro Cultural
Teatro e Centro de Convenções de Afonso Cláudio. Além disso, do alto do Centro Cultural, se tem uma vista prazeroza e incrivél do Centro de Afonso Cláudio.
Localização: Centro de Afonso Cláudio

PEDRA DA BROA

CACHOEIRA DE SANTA LUZIA
Cachoeira Santa Luzia
A cachoeira é a mais procurada ao longo do ano pelos visitantes, sendo a mais bela.
Localização: Santa Luzia

PEDRA DA LAJINHA
Pedra da lajinha
Procurada principalmente pelos praticantes do alpinismo e possui rampa de voo, para quem gosta de parapente.
Localização: Lajinha

CACHOEIRO BONITA

CACHOEIRA FIO DE OURO
Cachoeira Fio de Ouro













CACHOEIRA BELA VISTA
Cachoeira Bela Vista













FAZENDA GUANDU
Vista da Fazenda Guandu












MUSEU DAS GRANDES GUERRAS
Museu Grandes Guerras
Em Afonso Cláudio, você encontra o museu da guerra. O museu traz vestigios das Grandes Guerras Mundiais, retratando um pouco da história, roupas, vídeos temáticos da guerra entre outros além de mostrar um pouco da cultura pomerana afonso-claudense.
Localização: BR-484



PARQUE MUNICIPAL PEDRA DOS TRÊS PONTÕES
Parque Municipal Pedra dos Três Pontões
Afonso Cláudio possui um dos maiores parques estaduais da região e uma das pedras mais bonitas e bem desenhadas pela natureza do Estado. A Pedra Três Pontões atrai muitos turistas o ano todo, e permite a você escaladas e a vista de toda a comunidade do Arrependido (localização da pedra).
Localização: Siga pela BR-484 em direção a Serra Pelada. É o símbolo de Afonso Cláudio.

PISTA DE AEROMODELISMO
Pista de Aeromodelismo

É a pista de pousos de aviões e helicópteros da região, e usada principalmente para a pratica de aeromodelismo. Frequentemente ocorrem eventos voltados para o aeromodelismo.
Localizaçao: Empoçado

PRAÇA ADERVAL GALVÃO
Praça Aderval Galvão
Maior praça de Afonso Cláudio onde são atraídas muitas pessoas nas noites de sábado, devido as feirinhas que ocorrem. Ela passou por uma reforma de 100% de sua área (todas as praças da cidade passaram por essa reforma), onde está mais aberta, com melhor circulação e mais bonita.
Localização: Centro de Afonso Cláudio




AFONSO CLAUDENSE AUDENTE E PRESENTE
É a maior festa municipal, que acontece todo ano no centro da cidade (Praça Aderbal Galvão) e além disso reúne muitos artistas famosos que fazem shows gratuitos.
Localização: Acontece no Centro de Afonso Cláudio, na praça Aderbal Galvão


SITE:


OUTRAS FOTOS
Mapa

Vista de Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões

Pedra do Gato

Pedra dos Três Pontões


Nenhum comentário:

Postar um comentário